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Como emagrecer definitivamente?

Provavelmente você já tenha tentado emagrecer fazendo alguma dieta da moda, e em vez de perder peso, você ganhou o efeito sanfona –  aquele ciclo que você emagrece e engorda todo o peso perdido diversas vezes.

A toda hora novas dietas surgem nas revistas prometendo 5, 10 kg a menos em pouco tempo.

Essas dietas além de ser perigosas – já que normalmente são muito restritivas – ainda não duram muito: os pesos perdidos voltam em pouquíssimo tempo.

Mas será que é possível emagrecer definitivamente? Especialistas afirmam que sim, com algumas mudanças no dia-a-dia

Coma alimentos saudáveis

Pode parecer óbvio, mas hábitos alimentares saudáveis aceleram o metabolismo, o que queima mais gordura e te faz emagrecer. O cardápio ideal contém:

  • 5 a 9 porções de alimentos energéticos como massas, pães integrais e cereais.
  • 3 a 5 porções de alimentos reguladores como frutas e hortaliças.
  • 1 a 3 porções de alimentos construtores como lacticínios, carne, ovos e leguminosas.

Faça da atividade física um costume

Escolha um exercício que você goste e mande a preguiça para longe. Pode ser correr, jogar futebol, nadar ou dançar: faça com que ele seja parte da sua rotina. No começo pode ser difícil, mas depois você se acostuma e passa a ser prazeroso.

Diminua as calorias

Não precisa viver restringindo sua alimentação para emagrecer definitivamente. Especialistas afirmam que cortar cerca de 100 calorias por dia já faz bastante diferença. Fazendo as contas, em uma semana, 700 calorias são economizadas, e em 5 meses já somam 15 mil = 2 quilos perdidos sem passar fome.

Faça um caderno e anote todos os dias o que comeu e quais exercícios fez

Um diário alimentar ajuda a manter a disciplina, já que te dá maior controle sobre o que você ingeriu durante o dia. Além disso, assim você percebe o quanto não vale a pena deixar de almoçar e extrapolar na janta, ou comer salada no almoço e tomar um copão de sorvete de sobremesa – atitudes assim atrapalham no seu emagrecimento definitivo.

Estabeleça metas reais

Não adianta colocar na cabeça que vai emagrecer 7 quilos em três dias. Além de ser perigoso para sua saúde – já que esse tipo de meta requer algo muito restritivo – muito provavelmente a meta não será atingida e a frustração pode atrapalhar tudo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma perda de no máximo 600 calorias por semana.

Esqueça as dietas milagrosas

Como dito antes, elas podem funcionar em um primeiro momento mas tendem a ter um efeito contrário depois que acabam. Não existe milagre para que seu emagrecimento seja definitivo. O segredo é disciplina.

Não se pese de 5 em 5 minutos

Subir na balança todos os dias não faz bem, já que durante o dia nosso peso tende a variar se acabamos de comer, se vamos ao banheiro ou se fizemos uma atividade física. Tente se pesar no máximo uma vez por semana.

Emagrecer traz muitos benefícios. Sua pressão fica sob controle, sua autoestima melhora e melhora dores nas costas, quadris e joelhos. Siga essas dicas e dê adeus de vez aos quilos a mais, ao tão temido efeito sanfona e emagreça definitivamente.

   
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