Open/Close Menu Há dez anos, trazendo mais Vida e Saúde para Sapucaia do Sul

8 problemas de saúde que pessoas acima do peso podem ter

O número de pessoas acima do peso não para de subir. Dados do Ministério da Saúde revelam que 43% da população brasileira está acima do peso e 115 milhões sofrem com problemas relacionados com a obesidade.

O excesso de gordura está relacionado com várias disfunções metabólicas e funcionais no nosso organismo.

Pessoas acima do peso têm maior tendência a desenvolver sérios problemas de saúde chamados de comorbidades – doenças que acompanham a obesidade – e podem chegar a diminuir a expectativa de vida em vários anos.

Essas doenças podem ser evitadas e em muitos casos, até curadas quando se inicia algum processo para emagrecimento.

Doenças causadas por excesso de peso

Pressão alta

Milhões de pessoas no mundo sofrem com pressão alta, que é um fator de risco para doenças no coração e infarto.

A pressão arterial tende a aumentar com o ganho de peso. Porém, perdendo em média 4 quilos, a pressão pode começar a voltar para níveis seguros.

Diabetes

Estar acima do peso aumenta os riscos de se desenvolver diabetes porque as células do corpo ficam mais resistentes aos efeitos da insulina, a chamada Diabetes tipo 2 – tipo mais comum da doença. Estima-se que acomete mais de 90% dos diabéticos de todo o mundo.

Infertilidade

O excesso de peso causa mudanças em níveis hormonais das mulheres e isso pode resultar em insuficiência ovariana.

Mulheres acima do peso ainda podem sofrer de infertilidade e câncer no ovário.

Homens acima do peso também podem: há uma chance maior de desenvolver problemas na mobilidade e baixa contagem espermática, além de impotência, câncer no reto e próstata.

Colesterol alto

A obesidade causa o acumulo de gordura no interior dos vasos sanguíneos, o temido colesterol. Um colesterol alto aumenta os riscos de AVC e infarto.

Úlceras

Um estudo do Nactional Institute of Health(NIH) observou que pessoas acima do peso sofrem mais com o aparecimento de úlceras gástricas. A incidência é maior nos homens.

Apnéia

É uma doença que gera paradas respiratórias involuntárias durante o sono.

Pessoas acima do peso tem mais chances de desenvolver essa doença pois tem mais gordura nas áreas do pescoço e tronco, o que pode dificultar a respiração e ocasionar em um fechamento repentino da faringe.

Depressão

Pessoas obesas sofrem com a baixa autoestima por sofrerem preconceitos graças ao seu peso. Cerca de 70% de obesos terão algum tipo de depressão ao longo da vida.

Hipertrofia Ventricular

De forma simples, é o aumento do coração. Essa doença atinge mais pessoas obesas, pois o coração precisa trabalhar mais para sustentar o peso e estrutura corporal.

Como evitar essas doenças?

O excesso de peso é um problema que pode ser evitado ou extinguido com mudanças no dia a dia. Simples mudanças na sua rotina podem fazer toda a diferença.

Caminhar, andar de bicicleta, evitar frituras ou doces, beber muita água, evitar bebidas alcoólicas e comer alimentos saudáveis de 3 em 3 horas podem fazer você emagrecer de forma saudável e para sempre.

Qual é o seu objetivo?

   
     © 2017 Vida e Saúde - Desenvolvido por JandyWeb

Siga-nos: